domingo, 21 de outubro de 2007

Perfeição

Se já leste o meu texto anterior, já percebeste que nao passo de um gajo estupido com perguntas palermas!





Mas visto que tenho este blog à pouco tempo, vou escrever outra vez.
Para descarregar tudo aquilo que, de certa forma, me atormenta.


Gostava que antes de ler este texto (ou depois tanto faz), ouvissem o som "pieces" de uma das minhas bandas favoritas Sum 41. pois na minha prespectiva essa música tem alguma relação com este texto.




Estou aqui para falar sobre Perfeição. O que é a perfeição? Existe ou já existiu alguma coisa perfeita? O nosso mundo é a criação mais perfeita? ou temos debaixo dos nossos pés um planeta com defeito de fabrico, que não podemos trocar onde o comprámos?


Isto faz-me lembrar o paraiso. (Desculpem mas esta semana ando a pensar muito em Adão e Eva por causa dum texto que lemos em português). Mas o meu stor de português fez uma interpretação do mito adémico, que me deixou a pensar. e veio desencadear uma discussão comigo próprio.


Se tu que tás a ler isto, acreditas a 100% em Adão e Eva concordo contigo, mas eu interpreto isto como uma metáfora do início da vida. Quando nós nascemos nós não sabemos nada. E o que o meu professor disse foi: " A maçã no mito de Adão e Eva representa a sabedoria." Fiquei espantado, mas ao mesmo tempo senti-me burro, porque em tempos tentava perceber o que era aquela maçã. Mas todos diziam que a maçã era o pecado. Mas o pecado é acto de tirar maçã da árvore, e não a existência da maçã.

Então cheguei a esta conclusão (com ajuda duma grande pessoa) - o Paraíso é a Ignorância!!

O ser humano quer sempre saber mais, não gosta de ficar sentado e ver o mundo girar. Mas o ponto de partida de tudo é a Ignorânica pura! Eu adorava falar com um padre sobre isto, mas será que ele me ia entender? ou ia dizer que eu era maluco? ou então que chegar a esta conclusão, já chegaram outros antes de mim?

Foi isto que me levou a escrever este blog, eu vivo numa aparência completa. Em que todos pensam que sou normal. Mas dentro de mim reside um outro eu que faz estas perguntas.


O que me faz ter estas aparências é o título deste texto. A Perfeição! nós queremos evoluir, e transformarmo-nos em pessoas perfeitas. Por isso usamos falsas aparências para parecer o mais perfeito possível! Mas a perfeição não existe! Isto é como em matémática quando falamos no infinito (aquele 8 deitado), o infinito não existe. Eu gostava de ouvir aquela expressão do buzz lightyear, quando ele dizia: "PARA O INFINITO E MAIS ALÉM". é isso que nós queremos, queremos superar a perfeição.

Mas o facto é que nunca sabemos o que é a perfeição. Uma vez chatiei a minha stora de filosofia com um discussão sobre a verdade é verdadeira? a partir desse dia percebi que uma aula de filosofia é uma autêntica merda, pois não podemos debater nada, temos antes de fazer cenas podres. tipo analisar textos como disse no meu texto anterior ou fazer exercicios sobre lógica que podiam ser interessantes, mas usamos exemplos do género:

Todos os leões são mamíferos, os leões não gostam de café. Logo, Alguns mamíferos não gostam de café. mas WTF? que é isto? foi esta frase que ajudou Socrates e Platão a serem venerados hoje? eu acho que não, mas whatever.


Mas o que é ser perfeito? após queimar os meus neurónios cheguei á conclusão que não existe a perfeição. nada é perfeito. NADA, se existir, apenas Deus é Perfeito mas acho que o deixou de ser quando nos criou. Pois, talvez tenha cometido um ligeiro erro.

A ideia foi gira, criar uns seres vivos que falassem uns com os outros e tentassem evoluir.


E lá aparecemos nós uns a questionar, outros a dormir, outros a rir, outros a chorar. Todos diferentes como diria a minha amiga Hide Paradize.


E o mundo lá foi sendo estragado e destruído. por isso cá para mim os problemas de hoje, alterações climáticas, guerras, fomes e essas coisas que vão trazer o FIM. são os 4 cavaleiros do apocalypse que vieram bater á porta para remodelar este mundo. pois mesmo que a perfeição existisse nós nao pertenciamos a ela.

E como disse no inicio nós somos a peças com defeito de fabrico (que gostam de comer maçãs).




HH.... podem m chamar emo, pois emo é anagrama de ome - homem. e todos os homens tem um heroí dentro deles.

Aishiteru . . . . . .


Aqui fica o inicio da música pieces dos Sum 41:


I tried to be perfect
But nothing was worth it
I don’t believe it makes me real
I thought it’d be easy
But no one believes me
I meant all the things I said

1 comentário:

Sara Machado disse...

sabes.. eu nao diria cavaleiros do apocalipse. apenas o fim ira' chegar tal como houve um inicio, seja o de adao e eva ( coisa em que nao acredito muito ) ou outros qualquer. a ignorancia e' o paraiso individual
gostei muito mesmo do teu texto.
Aishteru*