segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Pessoas e o Futuro


Pessoas...

Pessoas sem rosto q passam por nós e nunca mais nos dizem "olá", Pessoas para as quais somos os mais importantes, Pesssoas q mudaram o mundo com as próprias mãos, Pessoas q lutaram pelos seus direitos, Pessoas q nao contribuem nada para este mundo, Pessoas sem cara q vemos todos os dias, Pessoas Orgulhosas, Pessoas Vingativas... Enfim, uma imensidade de pessoas diferentes que eu poderia para aqui escrever.

Mas, quem são as pessoas realmente importantes? Não querendo copiar as ideias de ninguém, a minha amiga Hide Paradize diria que cada vez os amigos são pessoas mais do momento, Mas para que serve um amigo? Para contar em 5 minutos os nossos problemas? E no dia a seguir rir por uma cena estupida? Eu acho q nunca compreendi bem a amizade. Ao longo da minha vida sempre tive grandes amigos. Amigos pelos quais eu daria o meu mundo para viver no deles. Mas seria um acto bem pensado?? Cada vez é mais lixado encontrar pessoas q realmente se preocupam connosco.

Mas há, eu sei q existem porque eu conheço-as. Talvez sorte a meu ver, porque neste mundo cada vez percebo que existem menos pessoas em quem confiar.
Porque a comunicação feita entre os seres humanos é das coisas q mais evoluiu. Em 5 minutos dizemos ao mundo uma descoberta. Apenas pegamos nos nossos contactos do msn, copy-paste e todas as pessoas sabem o q quero dizer, mando mensagens á velocidade da luz com o telemóvel e pronto mais pessoas sabem. Tanta comunicação que temos. E pensamos que é muito bom poder falar com todos quando queremos.
Mas a meu ver, não é bem assim tudo no mundo têm um lado preto e outro branco. Como o yin-yang (que para mim é a fotocópia do mundo). Pensem em algo lógico: se podemos informar as pessoas de tudo o que é bom, também podemos informar o que é mau.
E quando me referi a «informar o que é mau». Não me refiro a calúnias, mas a excesso de informação.
Vamos pegar num exemplo, cada vez os jovens quando casam se separam mais cedo. Sabem porquê? A meu ver a resposta é excesso de informação. Eu chego a casa falo com as pessoas que realmente gosto, conta-mos segredos importantes para nós, mesmo que a pessoa do outro lado não tenha lido; nós tirámos algo com força do nosso coração e passámos para fora.
Os casais de hoje quando se casam já sabem a vida toda um do outro. Mas para quê?
Não seria melhor quando a mulher até ia virgem para o altar? Havia como que um mistério, um enigma sobre como era a mulher. Hoje há casais que quando se casam já não falta nada! Já se comeram vezes que chegasse. Já tão quase fartos um do outro. Até que para variar a vida começa numa rotineira. Como todas as outras, mas desta vez eles já se conhecem, podem prever os movimentos um do outro e consequentemente prever as discussões normais entre casais. Quando se prevê uma discussão, chatiamo-nos sempre. E *puff* - "Assina os papeis q já tou farto de ti!"

As pessoas de hoje são (como já disse noutros textos) pessoas sem objectivos, não gostamos de viver parados o tempo todo, mas adoramos fazer pausas de quase uma vida.
Eu sei isto porque em tempos fui uma pessoa com bastantes objectivos de vida, hoje sou um gajo que se me deixarem dormir eu fico feliz. Uma cama fofa e um pacote de batatas fritas e sobrevivo (não, nao sou obeso).
Mas o que me faz perder os objectivos são as minhas incertezas, eu tento ter alguns objectivos e a maioria pensa que os tenho. Mas por vezes encontro me perdido sem saber o q fazer.
Quando for grande quero viajar muito. Quero conhecer o Japão. Curtia ter uma mulher, que não fosse nem muito bonita nem muito feia... ter um filho e uma filha... que o meu filho tivesse o meu apoio em tudo e que a minha filha fizesse o q quisesse(dentro das cenas normais). depois como é obvio tenho d ter um trabalho, podia ser uma cena simples que não fosse preciso acordar cedo. E era giro que ajudasse pessoas de alguma forma. adorava salvar o mundo. Após analisar os meus próprios objectivos, percebo que não são objectivos ambiciosos, mas também não chegam para me matar a estudar. Porquê matar me a estudar? Quero lá saber do DNA, eu tenho o meu e nunca me xatiei com ele.

Enfim, agora fazendo uma ligação com o meu titulo. O que eu queria dizer é que as Pessoas realmente importantes (não me estou a referir a amigos, mas a grandes personalidades), esses sim eram pessoas com grandes objectivos, D. Afonso Henriques lutou contra a própria mãe para fazer este país. Será que se fosse hoje, ele fazia isso? Camões, até dizem que nadou com "Os Lusíadas" na mão. Hoje faria isso? Acho que não. Hoje D. Afonso Henriques nunca lutava por um país. E todos os grandes homens, se fossem da minha geração, a maioria ficariam parados. à espera q a tv dissesse algo que eles gostassem. Odeio a minha geração. As pessoas hoje além de não gritarem como disse noutro texto, também não lutam pelo futuro.
Eu sou assim, eu não luto pelo meu futuro. Quando descobrir como se luta pelo futuro, fiquem descansados que eu escrevo aqui.

HH.... homem que gosta d dormir de olhos abertos
se alguem me fizesse lutar seriam vcs as 4 . . . . . aishiteru

1 comentário:

Sara Machado disse...

eu, particularmente, acredito muito que os segredos sao algo que interligam mais e mais as relacoes que temos com os outros. que cada vez mais tentamos desvendar tudo acerca daquela pessoa com quem falamos. o que por vezes e' o maior erro que fazemos porque todos ao tentarmos desvendar tudo, perdemos o interesse nessa pessoa. desculpa a visao realista. mas 'e mesmo assim. aishteru*